FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



domingo, 24 de abril de 2011

Arcadismo (ainda sobre o feriado de 21 de abril)


"Depois do sequestro dos bens de Tiradentes, a devassa descobriu que ele era dono de um sítio de aproximadamente cinquanta quilômetros quadrados [...]. O mártir da Incofidência também tinha fazendas, [...]. Nessas propriedades, ele mantinha atividades de mineração e práticas agrícolas, além de criar gado"


"Pelo fato de os bens de Tiradentes terem passado para as mãos de terceiros [muitos deles sócios de Tiradentes] ao longo dos anos, a ideia de que ele era um homem pobre se propagou pela História"


"Os inconfidentes como o poeta Claudio Manuel da Costa e o ouvidor Tomás Antônio Gonzaga e o ouvidor e proprietáriod e terras Inácio José de Alvarenga Peixoto, eram quase todos escravistas e constituíam a elite letrada da época"


Pessoal:

Os fragmentos acima fazem parte da reportagem de capa da Revista de História da Biblioteca Nacional. Vale a pena a leitura desse texto, pois auxilia na compreensão do contexto histórico do que, em Literatura Brasileira, convencionou-se chamar de Arcadismo. Referências a escritores árcades se fazem presentes.

Li, utilizo em aula e recomendo.


Abraços

OBS.: A revista acima apresentada é distribuída pelo Governo às escolas. Não há porque não ler e não aproveitar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário