FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ENEM e balada: nada a ver


Pessoal:

Hoje o UOL apresentou uma reportagem, qua apesar de não ter nada de novo, é sempre bom lembrar. Balada na véspera de provas: nada a ver.

Por que eu digo nada de novo? Pois sempre na véspera de um feriado, festa, fato conhecidos da população - como é vestibular e provas do gênero - a mídia mostra as reportagens com o mesmo perfil, teor.

Abraços


Enem 2009: Baladas estão ''proibidas'' na semana anterior à prova
Ana Okada

Em São Paulo
A uma semana do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), é natural que os estudantes sintam ansiedade perante a maratona de provas que irão enfrentar nos dias 3 e 4 de outubro. Baladas durante esta semana, por exemplo, estão fora de cogitação; entenda por quê.

Enem 2009 recebeu mais de 4 milhões de inscrições; exames ocorrem nos dias 3 e 4 de outubro
Cansaço e bebidas alcoólicas devem ser evitados antes dos dias de provas, pois podem provocar alteração de humor, e isso pode prejudicar o processo cognitivo do estudante. A pesquisadora Hanna Antunes, do Centro de Estudos de Psicobiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que a ingestão de bebida não é aconselhada devido ao efeito bifásico que provoca: a pessoa primeiro fica feliz e, depois, fica triste, desanimada; isso pode afetar o desempenho no Enem.A privação de sono também modifica o estado "normal" do estudante: a pessoa que não dorme pode desenvolver primeiro o mau humor; depois, vêm o déficit de atenção, de memória e a dificuldade de planejamento, raciocínio e tomada de decisões. Por último, a parte física pode ser alterada, com o desenvolvimento de alguma doença. As recomendações "dão a impressão de conselho de avó, mas funcionam", diz a pesquisadora.
Como relaxar?Segundo Hanna, não adianta querer aprender tudo "da noite para o dia", uma vez que o conteúdo que será cobrado vem sendo ensinado ao longo de todo o ensino médio. Ela lista uma série de ações pré-prova que ajudam a combater a tensão nesse período: "ter uma boa noite de sono, boa alimentação e boa ingestão de água" são algumas delas. Medidas como fazer alongamento, preparar o que é preciso levar no dia e chegar cedo no local de prova também ajudam a evitar o nervosismo.Quanto mais o estudante estiver relaxado, "mais estará preparado para tomar decisões mais corretas"; por isso o descanso é tão importante, salienta a especialista. É preciso evitar situações que possam gerar estresse: se para alguns pode ser bom fazer outra atividade para "esquecer" que farão prova, como sair com os amigos, ir ao cinema etc, para outros, isso pode trazer ainda mais ansiedade.

Fonte:http://educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário