FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



sábado, 26 de setembro de 2009

Mais uma vez ...ENEM (DESAFIO 1)

Há um certo tempo venho destacando em minhas aulas quão importante é estarmos - professores e alunos - antenados, conectados com o ENEM. Isso porque a lógica das questões - interdisciplinares - tendem a se expandir para outras provas de seleções (públicas ou privadas).
O que se espera com isso? Observar o conhecimento múltiplo das pessoas e, sobretudo, se elas estabelecem "links" entre as informações. Em que ponto uma questão de Química estabelece diálogo com a Literatura? Tive o prazer de encontrar tal situação trabalhando com minha colega de tal disciplina. Conversamos com os alunos e eles cruzaram a "ponte", "linkaram". Por outro lado, trabalhando com o professor de Sociologia e Filosofia, em outro momento da mesma atividade, nas questões do ENEM, os alunos analisaram, interpretaram e chegaram a possíveis conclusões. Todavia, o que eu destaco como mais importante foi a descoberta que nós, professores, fizemos sobre a área de um e de outro. Desta forma, deixo aqui uma questão que explora áreas distintas do conhecimento.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário