FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



quarta-feira, 21 de julho de 2010

"Lua nova", eu assisti...e


Assisti, ontem, ao filme "Lua nova" e, definitivamente, não gostei. Confesso que não li a obra, logo não posso analisar comparativamente. Sim, porque é só isso que eu ouço de meus alunos: a obra escrita sobrepõe-se à cinematográfica.

Tenho de destacar aqui, um grupo de alunos da turma 102, o qual apresentou algumas ideias sobre o filme hoje de manhã em aula. Detalhe: ideias sérias e claras. Para uma aluna do grupo, as personagens, no filme, não possuem oscilação de comportamento, são lineares, o que as torna bobas; outra já lembrou de outra saga que mexeu com a imaginação de crianças e adultos, qual seja, a de Harry Potter: segundo a aluna, a história de Bella e Edward, em si, não traz nada de novo, pois de alguma forma já se sabe algo sobre vampiros. Por outro lado, no mundo do bruxinho, tuudo teve de ser criado.

É... é uma análise, não técnica, não fundamentada teoricamente. Todavia, eu fiquei feliz, aliás....muito feliz, pois isso mostrou que entre mordidas e mágicas, a leitura ainda faz a cabeça de muitos de meus alunos...ai..ai...

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário