FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Apresentações de Lit.(Turmas 101 e 102)











Pessoal:
Estou contente com o resultado, de uma forma geral, das apresentações das leituras nos primeiros anos - 101 e 102. Explico: alguns grupos estão, REALMENTE, esmerando-se, trabalhando para a produção de exposições que aliam criatividade e exposição clara do enredo das obras.
O que mais me deixa contente? É saber que os alunos LERAM as obras, envolveram-se e, em determinados casos, envolveram as suas famílias em viagens e filmagens. Em outros casos, o grupo encantou com a criação e execução de uma canção sobre o livro "Na rota do perigo" de de Marcos Rey; desenhos e discussão dos valores dos paladinos em "O cavaleiro inexistente" de Ítalo Calvino. Destaco também o desempenho teatral do grupo que apresentou "A cabana" (parabéns para determinados integrantes que se superaram: leram a obra, não apenas o resumo) e os jogos propostos pela equipe de "A fantástica fábrica de chocolates".
Sempre haverá o cético, o descrente que dirá que alguns passaram a professora de Literatura Brasileira para trás, pois leram o resumo. Todavia, não são para esses e por essas experiências que eu escrevo essas palavras e trabalho com Literatura, mas, sim, para aqueles alunos que criam e recriam, constantemente, a arte literária.

É por esses casos que amo a Literatura e o que ela pode fazer pelos meus alunos.
Abraços