FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cecília Meireles - 3 ano

Pessoal:
Conversando hoje, com meus alunos do terceiro ano sobre Cecília Meireles, pensei que seria interessante postar aqui no blog o poema "Retrato". Um texto intrínseco, subjetivo e pleno de elementos pessoais do eu lírico.
Interessante como alguns alunos se surpreenderam, em um primeiro momento, da ausência da temática social em parte da obra de Cecília Meireles.
Abraços
Retrato Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?

Nenhum comentário:

Postar um comentário