FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



terça-feira, 6 de outubro de 2009

Feira do Livro de Cachoeira do Sul



"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história". (Bill Gates)


Pessoal:

Manifestações explícitas de amor à leitura não é algo que acontece todo o dia. Todavia, felizmente, existem momentos em que isso ocorre: a feira do livro. Hoje fui à Feira do Livro de Cachoeira do Sul em dois momentos: como professora e como apreciadora deste espaço. Em ambos, notei que apesar das tecnologias que tomam conta do nosso cotidiano, o livro continua -apesar de opiniões contrárias - sendo um elemento de fetiche, algo misterioso prestes a ser desvendado. Alunos, principalmente os mais "céticos", em princípio, afastam-se, mas deixam-se levar pelo "clima": bancas, cheirinho de livro novo, o tumulto cultural. Contudo, saliento o mais importante: eles parecem terem se sentido inseridos em um espaço que para muitos é somente para os "iniciados", aqueles que gostam de ler (como se todos nós não lêssemos: anúncios publicitários, telenovelas...). Surpreendeu-me a atenção dos pequenos para as histórias de Machado de Assis e Guimarães Rosa, por exemplo. Isso mostra que a ótima Lteratura não tem idade, ela toca a todos.

Gostaria de ter imagens da Feira para postar neste momento. Espero que até o final da semana eu possa postá-las aqui.

Abraços


A FIM DE NÃO PASSAR POR VISIONÁRIA OU DOIDA POR LITERATURA DEIXO AS SEGUINTES FRASES...


"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores." (Charles W. Elliot)


"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem". (Mário Quintana)




Nenhum comentário:

Postar um comentário