FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



sábado, 15 de agosto de 2009

"Copromancia": lendo o futuro nas fezes (Parte II)

+

=
LITERATURA







Para aqueles que leram a postagem anterior, pode ter ficado a dúvida: qual é a relação entre a história narrada com a realidade? Dentre as possíveis relações, destaco, inicialmente, aquela apresentada por Gilberto Dimenstein - colunista da Folha de São Paulo e da Rádio CBN - que relaciona a temática central com o contexto político brasileiro.


Abraços




Secreções, excreções e desatinos




"[...] Se a indignação da população ante os desperdícios já incomoda os governantes, calcule o que aconteceria se, por acaso, um escândalo ocorresse coincidentemente naqueles meses em que o contracheque viesse vazio.
No seu mais recente livro, intitulado "Secreções, Excreções e Desatinos", Rubem Fonseca, mestre do conto, criou um personagem que lê o futuro nas fezes. Sem querer, criou um símbolo da condição atual do brasileiro, obrigado a descobrir no excremento público seu destino. O símbolo combina com a peça produzida pelo artista plástico Siron Franco, exposta em frente ao Congresso -é um cubo com o nome de "Fezes"."









Nenhum comentário:

Postar um comentário