FRASE DO DIA

"Não podemos afirmar que se lê menos hoje do que há três décadas. É possível que se leia de forma diferente" (Míriam de Freitas)



segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Realismo: Machado de Assis

Pessoal:

O vídeo acima auxiliará a compreender um pouco mais o Realismo e a escritura de Machado de Assis, além disso, deixo aqui as seguintes dicas:

Por que o Realismo e não mais o Romantismo?

Na segunda metade do século XIX, o mundo agitava-se. No plano científico-filosófico, verifica-se uma verdadeira onda de cientificismo e materialismo.

Desta forma, a literatura não podia mais, como no tempo do Romantismo, viver de idealizações, do culto do eu e da fuga à realidade. Era necessária uma arte mais objetiva, que atendesse ao desejo do momento: o de analisar, compreender, criticar e transformar a realidade.

O que significou o desenvolvimento no plano científico-filosófico?

Positivismo
Criado por Augusto Comte, parte do princípio de que o único conhecimento válido é o conhecimento positivo, isto é, oriundo das ciências.

Determinismo
Criado por H. Taine, parte do princípio de que o comportamento humano é determinado por 3 aspectos básicos: o MEIO, a RAÇA, o MOMENTO HISTÓRICO.

Darwinismo
Criado por Charles Darwin em sua obra Origem das espécies (1859). Nesta obra, Darwin apresenta a teoria da seleção natural, segundo a qual a natureza ou o meio selecionam entre os seres vivos aquelas variações que estão destinadas a sobreviver e perpetuar-se.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário